Renovação




Sinto que o movimento começou. Sinto isso profundamente. Sinto, porque estou aprendendo a sentir, enquanto desaprendo a calcular.

_______Bertrand Russel empregou preciosos anos de sua vida para provar que um mais um é igual a dois. Ele produziu um grosso tomo apenas para esse fim! Depois da obra concluída, chegou à triste conclusão: foi uma perda de tempo... Já o seu ídolo Ludwig Wittgenstein só foi capaz de escrever sua obra magna, o Tractatus Logico-Philosophicus, depois de vivenciar, na guerra, uma experiência extrema e totalmente subjetiva, que mudou a sua vida para sempre.

_______Depois de compreender que realmente preciso (e porque preciso) escrever meu próprio livro, eu deixei de tentar provar coisas. Aponto, partilho, e não espero nada além de cumprir o que me foi confiado, que é apontar e partilhar. Se as pessoas apenas olharem para o que estou apontando, minha missão estará cumprida. Se elas serão capazes de ver, isso é algo que foge totalmente ao meu alcance. Por isso, preciso preservar a minha paz.

_______Então, eu sinto que o movimento já foi iniciado, e um som incômodo está se fazendo ouvir. É um som alto, estridente, que não pode ser ignorado, e não há mais como voltar atrás. Alguns ouvirão este barulho, e voltarão seus rostos em direção a ele, para ver do que se trata. Rezo para que tenham luz para saber compreender, e decidir se vale à pena considerar o que está sendo mostrado.

_______Jamais, nem em meus sonhos mais loucos, imaginei que meu papel seria grande assim. Hoje não tenho orgulho, nem vestígio disso; mas se tudo isso ocorresse há algum tempo, eu me sentiria orgulhoso, sim: me sentiria importante. E é por isso que está acontecendo exatamente agora. - Porque estou pronto. - Hoje eu tremo em pensar na responsabilidade, e é só. Isto e a alegria indescritível de, afinal, encontrar o Caminho de volta para casa. Ou talvez seria melhor dizer que encontrei a maneira correta (para mim) de seguir este Caminho. E o único modo é envolvendo meus próximos. Não há vida isolada em si mesma, porque a separação é uma ilusão. Ninguém será feliz enquanto não fizer aquilo que veio fazer, e a solução tem a ver com ser para os outros.

_______O outro é seu Salvador. O outro é oração e meditação. O outro é Deus. O outro é você. É difícil de entender, não é, meu velho amigo? Sei que não parece, mas eu também tenho essa dificuldade. Por mim, ficaria meditando o dia inteiro, lendo minhas coisas, aperfeiçoando meu intelecto, acariciando meu ego, acreditando firmemente que estou aperfeiçoando o meu espírito. E estaria me enganando, caminhando na direção contrária.

_______Estou vendo as coisas, aprendendo coisas, com tanta clareza e tão rápido que mal posso suportar. É difícil acompanhar a velocidade com que minha consciência está se expandindo, desde que comecei a escrever o livro.

_______Vejo... Entendo... Estou sereno e tranquilo, como nunca fui. Meus passos são ampliados. Cada passo meu, agora, equivale a mil passos de antes. Subo vários degraus de uma vez. Estou maravilhado, mas calmo e sem afobação, sem deslumbramentos. Porque eu já não existo mais.

_______Vejo uma leitora deste blog um pouco perdida, embora ela possua o mapa e a bússola, que recebeu ao vir para cá... Ela tem uma chave dentro do peito que a mantém incólume, por mais que caminhe em vales de trevas. Infelizmente ela foi seduzida, porque sua própria natureza benigna a leva a errar por todos os caminhos. Ela se fez quase 100% criança, por medo de sofrer, por odiar o conflito, e isto é uma desgraça. Ninguém pode ser 100% criança, como não podemos ser 100% pombos. Precisamos de uma parte serpente para sobreviver, para sabermos diferenciar o que é Salvação e o que é armadilha. Isto poupará muito sofrimento, muita dor, decepção, amargura... que em última análise podem trazer consequências catastróficas. Estou falando de dor grande, e é dor que se escolhe, ainda que sem saber. A dor, ainda que depurativa, deveria ser evitada, pois pode provocar sequelas muito difíceis de superar.

_______Então, esta leitora precisa aprender a ser serpente, a diferenciar coisas, a encarar seus amigos e inimigos e dizer: “Isto serve, isto não. Você vem comigo; você, para longe de mim!”. Isto é amadurecer espiritualmente. Aprender a dizer NÃO.

_______Me perdoem por não falar as coisas claramente, mas é assim que deve ser.

_______Há um outro amigo deste espaço que vem flertando com as trevas por um longo tempo. Mas a sua alma é pura e não se contamina, assim como a água não se deixa contaminar pelo óleo, ao menos não definitivamente. Um pouco de coragem e (verdadeiro) desapego, - desapego total, - e ele será livre e grande, com grandes capacidades a serviço da Verdade.

_______Estou muito, muito forte, e vejo muitas coisas ao mesmo tempo, e tudo tão claramente que não consigo acompanhar o que meu espírito aprende, com a velocidade de que sou capaz para registrar tudo em palavras. Ainda não sei como farei, mas terei que me dedicar integralmente a este maravilhoso exercício. Não posso mais realizar a missão da minha vida apenas em minhas horas vagas. Não sei como ficarão as questões práticas da minha vida, se elas serão relegadas a segundo plano e eu me tornarei um pedinte, ou se alguma outra solução surgirá para que eu continue me dedicando ao que realmente importa. Meu ego (no sentido budista) nunca esteve tão débil, e eu não me importo tanto com o que será do meu corpo, da minha carreira, das minhas posses, do meu estilo de vida... Essas coisas são tão fúteis, e tudo isso passa tão rápido! Mas sei que tudo irá bem, e no devido momento tudo se resolverá. E será breve.

_______Logo começarei a publicar o livro por aqui, em capítulos. E logo vocês terão explicações sobre tudo. Quem era a nova, quem era o velho, por que e por que e por que e por que...

_______Fiquem em paz; fiquem no Amor divino. Peçam por este Amor, e abandonem tudo por ele. É só o que importa. Acima de tudo, não tenham medo. As coisas não precisam ser tão radicais: cada um dê seus passos conforme a capacidade de suas pernas.

_______Em Amor fraterno


( Comentar este post __ Ver os últimos comentários