O Livro Pessoal da Sabedoria




Introdução

Todos temos um Livro Pessoal da Sabedoria, que para algumas pessoas pode funcionar como uma espécie de manual para o Livro Sagrado, que por sua vez é como um manual para o Grande Livro da Sabedoria. - Que não é bem um livro, é mais como uma realidade transcendente, uma Energia ou Vida que permeia tudo o que existe.

_______Os livros sagrados variam conforme o lugar e a história, de acordo com as diferentes culturas, tradições e costumes de cada nação. Estão todos certos, todos esses livros sagrados, mesmo se contradizendo uns aos outros? São mesmo sagrados? Qual deles está mais próximo da Verdade? Isso eu não posso responder, porque, se o fizesse, já estaria sendo incoerente. Pretendo abordar essa questão nos primeiros capítulos.

_______Usar o termo “livro” para falar do Grande Livro da Sabedoria é um jeito de tentar formatar, tornar palatável à nossa razão humana algo totalmente incognoscível, inescrutável e indefinível; portanto, inclassificável. É preciso formatar ideias para que possamos aprendê-las.

_______Todos temos um livro pessoal, mas são bem poucos os que se dispõem a escrevê-lo. Quando lemos alguma coisa em palavras, - algo que foi entendido, racionalizado, pensado e escrito por outra pessoa, - imediata e automaticamente “escrevemos” uma versão do que estamos lendo em nossa própria memória, e também em nossa consciência. E mais conteúdo vai sendo acrescentado ao nosso Livro Pessoal de Sabedoria.

_______Um “livro pessoal” também é criado, revisado, ampliado e corrigido incessantemente, a cada nova experiência que vivemos. Isto é mais do que apenas a interpretação pessoal de cada um a respeito de tudo. É como um programa de computador dentro de nós, que vai sendo atualizado de acordo com os efeitos causados por nossas experiências e vivências cotidianas.

_______O Livro Pessoal não é uma cópia do Livro Sagrado, mas em certos casos, em certo sentido, pode ser considerado a versão adaptada do Livro Sagrado ao indivíduo que o produz. Por razões a serem ainda compreendidas, os seres humanos têm uma inclinação compulsiva para a autodestruição. Por isso mesmo, o Livro Pessoal é muitas vezes deformado e imperfeitamente adaptado, para servir a um único fim: a destruição completa do seu autor. Estas são versões corrompidas do Livro Sagrado, e por consequência o são também do Grande Livro da Sabedoria.

_______Livros que levam à destruição via de regra são versões falsas e corrompidas, pois o objetivo da Vida é a vida, e o Grande Livro da Sabedoria é como um produto da Vida. Por isso mesmo ele também pode ser chamado de Livro da Vida. Por um grande infortúnio, muitos corruptores do Livro da Vida se tornam líderes neste mundo. Eles se tornam líderes porque existem milhões de seres humanos procurando consolo, refúgido e conforto, e aceitam essas coisas aonde quer que as encontrem. Não questionam muito, pois pensam que questionar a mão que supre as necessidades - irreais, que eles criaram para si mesmos, - seria auto-sabotagem. Caminham para longe da Verdade. Chafurdam na lama. Tais líderes conduzem muitos ao erro, como cegos guiando cegos.

_______O Livro Sagrado não traz respostas particulares. É no Livro Pessoal que as encontramos. O Livro Pessoal tem todas as respostas, a respeito de todos os assuntos. É capaz de aplacar todas as nossas dúvidas, e tem todos os conselhos perfeitos no momento certo. Porém, justamente por ser pessoal, o Livro Pessoal nem sempre é infalível. E assim, precaução é uma condição imprescindível na sua confecção e leitura.


( Comentar este post __ Ver os últimos comentários