Confissões de Santo Agostinho

ou Preparação para a Segunda Resposta


Aviso: ao ler este post, esteja atento para não enlouquecer. Mas se for desatento e enlouquecer, de uma vez e para sempre, então estará salvo .




"Grande és Tu, Senhor, e sumamente louvável; grande é a tua Força, e a tua Sabedoria não tem limites! E o homem, ora, o homem, - esta parcela da criação, - quer te louvar! Este mesmo homem, carregado da sua condição mortal, carregado com o testemunho do seu pecado e com o testemunho de que resistes aos soberbos! Ainda assim, quer louvar-te o homem, - esta parcela de tua criação! - Tu próprio o incitas para que tenha prazer em louvar-te. Fizeste-nos para Ti e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousar em Ti.

Dá-me, Senhor, saber e compreender o que vem primeiro: invocar-te ou louvar-te; conhecer-te ou invocar-te? Mas quem te invocará sem te conhecer? Por ignorância, poderá invocar alguém em lugar de outro. Ou será que é melhor seres invocado, para seres conhecido? Como, porém, invocarão aquele em que não crêem? Ou como terão fé, sem ter quem anuncie?

Louvarão ao Senhor aqueles que o procuram. Quem o procura o encontra, e, tendo-o encontrado, o louvará. Te buscarei, Senhor, invocando-te; e te invocarei crendo em Ti. Foste-nos anunciado; invoca-te, Senhor, à minha fé, aquela que me deste, que me inspiraste pela humanidade de teu Filho, pelo ministério do teu pregador.

Invocarei o meu Deus; o meu Deus e Senhor. Mas como? Porque ao invocá-lo eu o chamarei para dentro de mim. E que lugar haverá em mim, aonde o meu Deus possa vir? Onde virá Deus em mim, o Deus que fez o céu e a terra? Há, então, Senhor meu Deus, algo em mim que te possa conter? O céu e a terra, que fizeste e nos quais me fizeste, são eles capazes de te conter? Ou, visto que sem Ti nada existiria de tudo quanto existe, será que tudo quanto existe te contém?

Portanto eu, que de fato existo, que venho de pedir tua vinda em mim, a mim que não existiria se não estivesses em mim? Ainda não estive nas profundezas da terra e, no entanto, ali também estás. Pois mesmo que eu desça às profundezas da terra, ali estás. Eu não existiria, pois, meu Deus, de forma alguma existiria, se não estivesses em mim. Ou melhor, eu não existiria eu se não existisse em Ti, de quem tudo, por Quem tudo, em Quem todas as coisas existem?

É assim Senhor, é assim mesmo. Para onde te chamo, se já estou em Ti? Ou donde virias para mim? Para onde me afastaria, fora do céu e da terra, para que daí venha a mim o meu Deus, que disse: “O céu e a terra estão cheios da minha Presença”?

Deus está em todas as coisas, mas coisa nenhuma o contém. Portanto, cabes Tu no céu e na terra, visto que os enches com a tua Presença? Ou, enchendo-os, resta ainda alguma parte de Ti, por não te conterem? Por onde difundes o que resta de Ti, depois de repletos o céu e a terra? Ou não tens necessidade de ser contido em alguma coisa, tu que tudo conténs, visto que as coisas que enches, as ocupas, contendo-as? (...) O Universo inteiro não pode conter todo o teu ser; conterá somente uma parte? E todos os seres, conterão a mesma parte, ou cada um conterá uma, os seres maiores parte maior, os seres menores parte menor? Ou estás inteiro em toda parte, e nada existe que te contenha inteiramente?

Quem me fará descansar em Ti? Quem fará com que venhas ao meu coração e o inebries a ponto de eu esquecer os meus males, e me abraçar a Ti, meu único Bem? Quem és para mim? Perdoa-me, se falo. Que sou eu a teus olhos, para que me ordenes amar-te e, se não o fizer, te indignares e ameaçares com imensas desventuras? É acaso pequena desventura não te amar?

Ai de mim! Dize-me, por compaixão, Senhor meu Deus: o que és Tu pra mim? Dize à minha alma: "Eu Sou a tua Salvação". Dize de forma que ela te escute. Os ouvidos do meu coração estão diante de Ti, Senhor. Abre-os e dize à minha alma: "Eu Sou tua Salvação". Correrei atrás destas palavras e te segurarei. Não escondas de mim a tua Face. Morra eu, para que não morra, e assim possa contemplá-la!"


Escrito entre 396 e 398 dC, por um louco e santo chamado Agostinho.