Hoje é dia de São João Batista


João Batista Jovem - pintura de William Adolphe Bouguereau


Mateus
3,1: E naqueles dias, apareceu João, o Batista...

Mateus
11,11: Jesus Cristo fala:
"Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu alguém maior do que João Batista."

Mateus
14,1-2: Por aquela mesma época, o tetrarca Herodes ouviu falar de Jesus. E disse aos seus criados: "Este é João o Batista! Ressuscitou dos mortos; é por isso que essas maravilhas operam nele."

Mateus
16,13-14: Chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: "Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" E eles disseram: "Uns, que é João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas."

Mateus
17,13: Jesus Cristo fala: "Digo-vos, porém, que Elias já veio, e não o reconheceram; mas fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do homem há de padecer às mãos deles". Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista.

Marcos
1,4: Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para a remissão dos pecados.

Marcos
6,24-25: E, saindo ela, perguntou a sua mãe, Herodíades: "Que pedirei?" E ela respondeu: "A cabeça de João Batista". E, entrando logo, apressadamente, pediu ao rei, dizendo: "Quero que imediatamente me dês, num prato, a cabeça de João o Batista".

Lucas
7,20: E, quando aqueles homens chegaram junto de Jesus, disseram a ele: "João, o Batista, enviou-nos a perguntar-te: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?"

João
1,15-18: João falou dele, Jesus, e clamou, dizendo:

"Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim É antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, e Graça por Graça. Porque a lei foi dada por Moisés; mas a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo. Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou."

João
1,22-23: Disseram pois a João Batista: "Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo?"

E João disse: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor!.."

João
1,25-28: E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: "Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?"

João respondeu-lhes, dizendo: "Eu batizo com água; mas no meio de vós já está um a quem vós não conheceis. Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca".


Estas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

João
1,35-38: No dia seguinte João estava outra vez ali, junto a dois dos seus discípulos; e, vendo passar a Jesus, disse:

"Eis o Cordeiro de Deus. Eis aquele que tira o pecado do mundo."

Seus dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.

E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: "Que buscais?" E eles disseram: "Mestre, onde moras?"



( Comentar este post __ Ver os últimos comentários