Pais e filhos

O fim da disciplina - por "Mr. X", do "blog do Mr. X"




Um dos aspectos mais curiosos da nossa época talvez seja a intenção de querer abolir todas as regras "antigas", "ultrapassadas", que funcionaram mais ou menos bem ao longo de alguns séculos, e substituí-las por coisas novas não comprovadas e inventadas pelo intelectual do momento, não por alguma razão lógica, mas porque seus idealizadores acreditam que o mundo seria "mais bacana" se fosse assim.

Penso por exemplo na questão da educação.

Aqui na Argentina houve vários casos recentes de alunos agredindo ou ridicularizando professores e depois ainda colocando os vídeos na Internet. Em grande parte dos casos nada aconteceu com esses alunos. Evidentemente, é impensável que o professor ou professora, em contrapartida, encoste um dedo na criança ou adolescente, ou mesmo que fale alto com ele, pois sem dúvida seria acusado(a) de violência ou assédio sexual, perderia o emprego ou, até mesmo, poderia ser agredido(a) com violência pelo pai ou mãe do aluno, que acredita firmemente que seu amado e perfeito filho jamais mereceria punição ou sequer uma nota baixa. É o que acontece, hoje.

Cito por conveniência os casos que ocorrem aqui (na Argentina), mas trata-se de um fenômeno, na verdade, global. Hoje o aluno não é punido ou disciplinado, pois o professor perdeu a sua autoridade. Em parte porque os pais não querem, em parte por questões culturais, em parte pelo pensamento esquerdista-radical de que "não adianta punir" ou até de que a disciplina seria algo nocivo. Mesmo ser colocado em recuperação, repetir o ano ou levar notas baixas é visto como algo negativo, "que poderia acabar com a auto-estima do aluno". - E nós não queremos acabar com a auto-estima de um aluno indisciplinado que nunca abriu um livro, certo? E muito menos acabar com a auto-estima de seus pais, que acham que seu filho merece tudo, até porque está pagando altas mensalidades e altíssimos impostos.

Não contentes em acabar com a disciplina nos colégios, agora querem acabar com ela nas famílias também. Na Suécia e em outros países do norte da Europa (o autor não sabe, mas aqui mesmo no hermano Brasil, também!) já é proibido por lei um pai dar algumas palmadas no seu filho. Não duvido que no futuro próximo um garoto possa levar seus pais ao tribunal por ter levado uma chinelada por mau comportamento.

O problema desse pensamento é o seguinte: está baseado numa utopia, numa visão idílica da vida que não corresponde à realidade. Vivemos em um mundo onde há crianças escravas, crianças prostitutas, crianças sexualmente abusadas e espancadas pelos pais, crianças dando e levando tiros no tráfico, crianças drogadas, etc, etc... Mas ninguém parece se importar tanto com essas coisas. A nossa sociedade atual parece mais preocupada é com o adolescente punido pelo pai ou professor, algo inadmissível em nossos tempos ultra-liberais. A que futuro essa mentalidade nos levará? Tremo em pensar...


Entre gargalhadas, alunos de 15 anos de idade ateiam fogo no cabelo de uma professora,
na Argentina. Um outro filmava tudo: no mesmo dia, o vídeo estava no Youtube...


***


Os 20 pedidos dos filhos - por Dom Orlando Brandes

Uma excelente reflexão para o fim de semana. Conheça os vinte pedidos que os filhos - crianças, jovens ou adolescentes - estão sempre fazendo, inconscientemente, aos seus pais, e também aos seus educadores...


1. Não tenham medo de ser firmes comigo. Sua firmeza me dá segurança.

2. Não me tratem com excesso de mimo. Nem tudo o que eu peço me convém.

3. Não me corrijam na frente de outras pessoas. Isso me revolta.

4. Não permitam que eu forme maus hábitos. Ainda dependo de vocês para saber o que é certo e o que é errado.

5. Não façam promessas apressadas. Sinto-me mal quando as promessas não são cumpridas.

6. Não me sufoquem demais com as suas preocupações. Eu também preciso aprender com o sofrimento e com os meus erros.

7. Não sejam falsos comigo. A falsidade faz eu perder a fé em vocês.

8. Não me incomodem com ninharias. Irei me fazer de surdo.

9. Não tentem dar a impressão de serem perfeitos, infalíveis. O choque será muito grande quando eu descobrir seus defeitos.

10. Não deixem sem respostas as minhas perguntas. Do contrário, deixarei de fazê-las a vocês e buscarei informações em outros lugares.

11. Não se sintam humilhados ao ter que pedir desculpas. O perdão me aproxima de vocês.

12. Não digam que minhas preocupações e problemas são bobagens. Tentem me compreender, e eu ficarei mais sereno.

13. Não esqueçam que estou crescendo e mudando rapidamente. Tentem acertar o passo comigo.

14. Não me comprem presentes, apenas. O melhor presente é a presença de vocês. Com vocês sinto-me seguro, forte, amado.

15. Acolham-me desde a fecundação, me alimentem com aleitamento materno, me dêem colo, me toquem... porque preciso de tudo isso para crescer saudável e equilibrado.

16. Preciso de um pai forte e amigo, de uma mãe equilibrada e feliz. Seu jeito de ser é que fica marcado em mim. Poderei esquecer as suas palavras, mas nunca me esquecerei dos seus gestos e dos seus atos.

17. Não imponham nem direcionem minha profissão e vocação. Podem aconselhar-me, mostrar-me suas razões... mas deixem-me a liberdade de escolher.

18. Se vocês se amam eu me sinto amado por vocês. Se vocês brigam, não dialogam, não se perdoam, eu me sinto como um órfão de pais vivos.

19. "Se vocês forem fracos no bem, eu me tornarei forte no mal". Se vocês são pais despreparados, eu cresço desequilibrado.

20. Se vocês não me elogiarem, se me castigarem injustamente, se não me ensinarem a orar, se satisfizerem todos os meus desejos, vocês estragarão a minha vida.



Os filhos aprendem imitando. Um filho disse aos seus pais: "Peço que vocês me amem quando eu não mereço, porque é aí que eu mais preciso ser amado"...

Mas nada disso é fácil. O nascimento dos filhos traz grandes mudanças na família. Os cônjuges esquecem de ser esposos, trocam os papéis e começam a ser somente pais. Apegar-se aos filhos e esquecer o cônjuge é perigoso. O primeiro amor na família deve ser o amor conjugal, e depois vem o amor filial. Assim é mais saudável.

Além disso, temos pais agressivos e pais permissivos, mas precisamos é de pais e mães participativos. Os pais apegados aos filhos sofrem demais quando chega a hora em que eles devem deixar o lar. Os desequilíbrios dos filhos levam ao desajuste do casal e vice-versa. Os pais conscientes tratam os filhos conforme a idade que eles têm. É preciso saber mudar de marcha. Pais ajustados, filhos equilibrados.

Um filho que conheci escreveu para seus pais: "Eu sou forte no mal porque vocês foram fracos no bem. Por isso estou preso".

Os pais nunca podem abdicar do diálogo, devem estar abertos em buscar soluções e aceitar ajuda. Todos falhamos. Os pais também aprendem com os filhos, mas devem sempre colocar limites e apresentar valores. Lares sem disciplina criam filhos "folgados" e que se acham onipotentes... e que muitas vezes acabam se tornando delinqüentes. É a tirania dos filhos sobre os pais.

Temos hoje a "família filiarcal" que sucedeu à família matriarcal e à patriarcal. "Filiarcalismo" é fazer dos seus filhos pequenos deuses. Eles não ajudam em nada nos trabalhos da casa, deixam suas roupas sujas em cada canto, só comem o que querem... Exigem dinheiro, presentes e viagens, e os recebem sem ter que fazer nada em troca, sem precisar demonstrar obediência ou ao menos respeito pelos pais. Dominam completamente seus pais e educadores, que se tornaram seus escravos e reféns. - A experiência nos mostra que pais permissivos são ainda mais prejudiciais ao indivíduo que os autoritários.

Para os psicólogos, os filhos emitem sintomas que sinalizam a presença de problemas familiares. Quando os pais vão mal os filhos entram em ansiedade. E hoje uma grande tentação é resolver as crises com o divórcio fácil. - É preciso reverter esse estado de coisas, é preciso crer nas soluções, na reorganização da família... O filho problema pode tornar-se o melhor dos filhos. A ovelha negra pode se tornar uma benção, quando recorremos ao perdão, ao diálogo, à disciplina... quando recorremos a Deus. Quem busca soluções não cai nas acomodações. Os heróis se forjam nas carências e crises.




A arte de ser bons pais começa no útero materno. A preparação para a missão de ser pai e mãe é assunto já para o namoro. Pais despreparados, filhos desequilibrados; pais ausentes, filhos delinqüentes; pais permissivos, filhos onipotentes; pais omissos, filhos rebeldes. Carregamos dentro de nós a criança que fomos no passado. Vale a pena investir no casal para que os filhos cresçam sadios, seguros e amorosos. A família ainda é a esperança da sociedade e o futuro do mundo.



Fontes: "Blog do Mr. X" e Blog "Eclesia Sancta"



7 comentários:

Alfredo Marins disse...

Estamos vivendo hoje uma crise familiar graças aos abusos de algumas mídias que teimam em deturpar assuntos relacionados as crianças e aos adolescentes. Essas mídias confrontam os princípios de muitos lares.
O errado se torna certo, e o certo se torna errado.
Que Deus nos ajude!

Cris disse...

Oi, Merton.
Tem um texto que já vi em várias Varas da Infância e Juventude e em Conselhos Tutelares que diz mais ou menos assim:(não achei a íntegra, procurei na internet mas não achei, então vou colocar o que lembro, com minhas palavras):

Faça tudo que seu filho quiser, dê tudo que ele pedir, não exija nada dele. Ensine a ele que ele merece ganhar tudo do mundo e nada deve a ningúém.Não dê limites,
Eduque-o desta forma e não reclame quando ele for PRESO.

Olhe, acho genial. Conheci um juiz que tinha essa oração na sala dele, e ele sempre mostrava para a mãe dos acusados/condenados.

Não tenho filhos, mas pelo serviço, posso dizer que já vi muito filho faznedo coisas horríveis e os pais não enxergam, parece que são cegos, que o filho é um anjinho.

Meu pai sempre disse a mim e meus irmãos que se um dia gente fizesse algo errado e fosse preso, ele ia pagar para NÂO tirarem a gente de lá, não ia visitar nem nada. Pq se chegou a fazer algo tão grave, desperdçando toda a educação que tivemos, então ele lavava as mãos.

Bom, eu nem sei se terei filhos, acho tão complexo. Deve ser a missão mais difícil do mundo, não é, criar e orientar um ser humano.

Beijos

Chad Crusemire disse...

Aqui mais depoimento pessoal que um comentario...

Sou casado a dez anos, sem filhos por opcao. Embora a frase anterior sempre de a impressao de quem assim opta nao gosta de criancas, nao eh o caso. Adoramos crianca/adolescentes e dos damos super bem com os filhos de nossos parentes e amigos.

Obviamente a falta de limites dos "pimpolhos" alheios eh patente. Nos admiramos nao pela falta de educacao (limites) dos jovens mas sim pela submissao dos pais.

O mais engracado eh que os filhos dos nossos parente/amigos, quando estao em nossa casa, sao super hiper educados! Eles adoram estar conosco, nos acham "cabecas abertas", alguem com quem se "pode conversar de tudo", etc. E nos os tratamos "rigorosamente"... nada de "fazer o que quer, na hora que quer e do jeito que quer...".

Eles adoram estar conosco, em nossa casa e por isso (e para tanto) tem que seguir todas as regras "de educacao e comportamento" que eles nao seguem na propria casa deles!

Fica patente que eles sao e agem da forma que a reportagem descreve por culpa (se nao totalmente) principalmente dos pais. Volto a dizer: eh o exemplo que forma a humanidade. No caso, se os pais nao dao o exemplo (cobrando-o e praticando-o) pq os filhos o irao fazer?

Confesso que sou do tempo da "palmada". Em casa eramos tres homens que hoje seriam classificados como "hiperativos" e por isso teriamos que frequentar psicologos, fazer um tratamento alopatico, receber toda a passividade dos pais... Na epoca eramos considerados "dananos" e tudo se resolvia em quinze minutos. Duas palmadas e meia hora de castigo no quarto.

Hoje, nenhum dos tres irmaos eh complexado, revoltado... todos se tornamos profissionais bem realizados e com uma estrutura familiar bem estruturada. Quanto a nossa mae (a das palmadas), hoje viuva... passa a vida viajando sozinha ou conosco e o unico sentimento que temos em relacao a ela eh de gradidao!

Antes que algum "xiita" grite. Ninguem apoia a violencia! A ideia eh apenas nos fazer refletir que se o excesso (violencia fisica) eh terrivelmente prejudicial; a total ausencia de pulso (liberalidade total) eh ainda pior.

PAIS... nada contra em querer ser "amiguinhos" de seus filhos. Mas muito mais importante que isso eh ser PAI com P maiusculo deles.

Carinho,

Chad Crusemire

Fita Lux disse...

Acredito que, tanto para pais iniciantes ou com maior experiência, a "regra" geral para bem educar os filhos, é dando o próprio exemplo e nunca, jamais, deixá-los sem uma resposta. O amor, nem precisa falar que é fundamental!

Eu sinceramente, procuro não esquecer que meus filhos são pequenos seres em constante desenvolvimento físico, mental e espiritual, e na medida do possível, explico à eles, o por quê das minhas atitudes, sejam elas amorosas, raivosas, tristes ou silenciosas.

Eu faço questão que eles me enxerguem como um ser humano que tem falhas, pq eu cresci até uma certa idade, acreditando que meus pais eram perfeitos e infalíveis. E a decepção foi inevitável, mas seria catastrófico se eu não tivesse recebido amor!

Falo com eles sobre minha visão de Deus, sobre as vitaminas da beterraba, pedofilia, George Clooney e a fome na África.
Para tudo tem que ter e tem uma explicação, e qdo eu não sei, procuramos juntos no dicionário ou no google...rs
Assisto Naruto com o menor e Hannah Montana com a maior...rs
Eles sabem pq papai e a mamãe brigam de vez em qdo, o que é TPM, o que é economizar para pagar as contas, sabem que a morte faz parte da vida, o que é responsabilidade de crianças e de adultos, entendem pq não ganharam um
celular no Natal, como engravidar e o que fazer para NÃO engravidar...rs

Enfim, não sei se estou certa ou errada, assim como meus pais tb não sabiam, mas tentamos fazer o que acreditamos ser o melhor para a huamnidade, só o tempo dirá.

Mas eu sei que o amor que recebi de meus pais, foi capaz de me fazer perdoar e compreender todas suas imperfeições, qdo eu me tornei adulta.
Foi um amor Verdadeiro, não aquele que só passa a mão em nossa cabeça, mas o amor que nos faz crescer mesmo que doa, que nos transforma em pessoas melhores.

Aproveito para agradecer ao meu papai, já falecido e minha mãe, que está ficando velhinha. Eu os amo muito e agradeço ao Papai por ter me dado esse privilégio na vida!

Um iluminado final de semana a todos =)

Sérgio disse...

Achei um ótimo post, muito didático. Às vezes eu fico me perguntando, porque tantos homens matam as companheiras, pelo simples fatos de que elas não os querem mais. Não sei se há relação do assunto com essa onda de crimes passionais, mas o fato é que muitas pessoas chegam a idade adulta sem saber perder e terminam por cometer essas atitudes tão extremas.
Adoro o seu blog.

Marlene Maravilha disse...

Olá! Bom dia!
Acho que todos os pais atuais deveriam ler este artigo! Esta é a pura realidade do que acontece hoje e que será pior futuramente, porque nao vemos outra alternativa. Mas eu tenho fé que a vida de uma reviravolta.
Eduquei dois filhos, 29-quase-30, e 33 anos, com muito amor,amizade, palmadas e castigo, agregados ao provérbio 22.6 da Biblia Sagrada, "Ensina o teu filho no caminho que ele deve andar, e ainda quando for velho jamais se desviará dele".
Eles sao maravilhosos, nos damos perfeitamente bem, com carinho e respeito mútuos e fazem questao absoluta da minha presenca nas suas vidas. Sao casados e formados bons profissionais.
Nao tenho dúvida que sao frutos da maneira de como foram educados.
Um dia, ao castigar o meu filho severamente,entao com 17 anos, eu cheguei até ele para conversarmos e perguntei-lhe: Gostaria de saber que nota de 0 a 10 me darias como mae, e garanto que se for 0, eu vou me corrigir e te peco desculpas, pensa e me responde depois. Ele imediatamente respondeu: nao preciso pensar para responder, "voce é uma mae 10* e eu te amo."
Dei-lhe um grande beijo e nos abracamos.
Jamais me esquecerei deste momento e mais de uma vez ja testemunhei este fato.
Todos nós temos que ter limites.
Todos nós temos que ter amor.
A disciplina tem que ser aplicada na hora certa.
A má educacao provém dos pais; nao é a escola que educa. Os nossos filhos mostram a educacao que damos a eles nas escolas, isso sim.
A escola e a igreja de uma maneira geral ajudam a formar o indivíduo sim, mas o importante da educacao é dentro do lar.
Filhos imitam os pais em tudo. E a maneira como nos portamos diante deles ajudamos na formacao do seu caráter. Se somos medíocres, mentirosos, falsos, agressivos etc, por certo teremos filhos dentro disso.
Bem, eu teria assunto para uma palestra!
O post está extraordinário. Parabéns ao autor e a ti pela apresentacao aos leigos e necessitados.
Um excelente dia!
beijo a ti e família!

Anônimo disse...

ATUALIZAAAA, ATUALIZAAA, ATUALIZAAA!!!

AEEEE!!!

\o/