Comentários


Um pequeno aviso aos buscadores:

É sobre o livro de mensagens. - Eu sei, eu sei que os meus queridos leitores mais antigos gostavam muito do livro de mensagens deste blog, que por tanto tempo serviu como uma espécie de "sala de bate-papo" para o pessoal que sempre vem aqui.

Mas acontece que esse sistema tem dois grandes incovenientes, que me dão uma grande dor de cabeça: o primeiro é que o livro falha, às vezes. - A pessoa escreve um comentário enorme e inspirado, clica em 'adicionar' e... puf! tudo aquilo que ela ficou um tempão escrevendo, aquelas palavras nas quais tinha colocado a sua alma e toda a sua emoção... tudo simplesmente desaparece! E aí não há mais como se recuperar o texto perdido. Isso é frustrante. Muito. - Estou cansado de ouvir essas reclamações, e às vezes acontece comigo, também.

O outro grande problema é que a manutenção das mensagens via livro me dá muito trabalho: eu tenho que ficar a toda hora transferindo os comentários que são deixados no livro para o espaço de comentários do normal do blogger. - Eu faço isso porque não quero perder as mensagens de vocês. Como já falei muitas vezes, são os leitores que me ajudam a fazer esta Arte aqui. Eu aprendo com vocês, me emociono com vocês, e é a existência e a participação de vocês que faz tudo valer a pena. Eu fiz amigos virtuais muito especiais aqui, que com os seus comentários muitas vezes até me ajudam a completar as idéia propostas nos posts.

E a gota d'água foi ter perdido todos os comentários de diversas postagens antigas, entre estas as de "Um conto: Zadig"... Puxa, aquela foi uma das postagens que mais rendeu bons comentários, que inclusive me levaram a bons questionamentos, na época. E agora... foi-se tudo por água abaixo. Culpa do livro de mensagens. Grrrrr...

Então, como eu não quero mais perder as mensagens tão belas e profundas que vocês costumam deixar, resolvi mudar mesmo o sistema. Já tentei fazer isso antes mas voltei ao velho livro, sob protestos. Mas dessa vez não vai ter jeito.

A partir de agora, a coisa funciona assim: para ler as mensagens que vão sendo deixadas diariamente no blog, é só clicar no link "Comentários recentes", que eu coloquei na coluna lateral à esquerda do blog, no mesmo lugar onde antes ficava o atalho para o livro de mensagens. - Vai abrir uma página onde vocês poderão encontrar os últimos comentários deixados nos posts. Se quiserem responder a algum desses comentários, interagindo entre vocês, como sempre fizeram, é có clicar no nome do autor do comentário. Fazendo isso, abrirá a postagem a que se refere o comentário, e no final o link para comentários normal do blog, como sempre. Pronto!

Sei que alguns vão estranhar, no começo, mas com o tempo todo mundo acostuma. E, sejam compreensivos, lembrem-se que assim fica bem mais prático para o Henrikão aqui!

Abraços, e um lindo e abençoado final de semana para todos nós!



( Comentar este post