Medicina Ayurvédica - conclusão

Um breve resumo

Ayurveda ou "Ciência da Vida" é uma medicina naturopata indiana que acredita que vida saudável é aquela feliz, moralmente boa e que segue de acordo com as leis e ciclos da natureza. Conhecendo a natureza própria de cada dosha, e harmonizando-a, obtemos saúde e longevidade.

Conrforme visto na postagem anterior, mediante um questionário Ayurveda, em que atribuímos notas de 0 a 6 de acordo com nossas características, quantificamos o tanto de energia “Vata”, “Pitta” e “Kapha” de que somos constituídos.

Este é um dos métodos, além de exame físico, palpação de pulso, etc., que o médico ayurvédico utiliza na caracterização do indivíduo.

Habitualmente somos “bi-doshas” partilhando predominantemente dois tipos de “modos-de-ser” na nossa manifestação.

Raríssimos são os “uni-doshas” ou "tri-doshas”. - Uma vez que conhecemos nossa constituição, aquilo que nos adoece e o que nos acalma ou estabiliza, podemos promover saúde e longevidade com medidas simples e cotidianas, a saber:

l Atitude de gratidão e profundo respeito à nossa existência e a todo o Cosmos;

l Respeito de nosso "relógio biológico", ajustando-o ás nossas rotinas diárias;

l Respeito para com as influências sazonais que ocorrem sobre nosso dosha;

l A prática de uma atividade física compatível com a nossa constituição;

l Promover um ambiente energeticamente compatível com nossa constituição, em termos de estímulos auditivo, visual e rítmico;

l Promover o equilíbrio de nosso emocional mediante o auto conhecimento e o conhecimento do outro, entendendo que nosso “corpo emocional” requer como o físico, higiene, proteção e nutrição;

l Utilizar jóias e cores em nosso vestuário que, antes que escolhas estéticas, sejam sincronicidades que nos harmonizem;

l Sobretudo, ter no ato de se alimentar uma profunda reverência e gratidão à Natureza, entendendo que “Somos o que comemos, como comemos e com quem comemos”;



Princípios da dieta ayurvédica


Na postagem anterior, você aprendeu a reconhecer e definir qual o seu dosha. Agora aprenderá algumas dicas para harmonizá-lo e se manter saudável. Para equilibrar o nosso dosha através da alimentação, o sistema Ayurveda utiliza os seis tipos de paladar que denomina “rasas”. - Os seis rasas são: doce, salgado, ácido, amargo, adstringente, picante.

Vata => é equilibrado por: ácido, doce e salgado pesado, oleoso e quente.

Pitta => é equilibrado por: doce, adstringente e amargo frio, seco e pesado.

Kapha => é equilibrado por: adstringente, picante e amargo quente, leve e seco.


Dieta para acalmar VATA:

# Alimentos quentes com texturas pesadas, associadas com o inverno, cozido de carne, sopa, pão fresco, torta de frutas.

# Ingeri-los em ambiente calmo.

# Alimentos suaves, doces, mornos e pesados, principalmente no desjejum.

# Um chá quente com biscoitos no fim da tarde quando cai sua energia.

# Temperos: pungente como gengibre e doce como erva-doce ou canela.

# Das frutas: manga e uvas verdes principalmente.

# Contrabalançar com vegetais frios com óleo.

# Se VATA estiver muito agitado, um cereal quente também no jantar.


Alimentos que acalmam VATA

Vegetais:

Prefira batata-doce, beterraba, cenoura, vagem, rabanete, quiabo, pepino.

Evite ou reduza: batata, berinjela, brócolis, cogumelo, couve, couve-flor, ervilha, pimentão, tomate, folhas, tomate.

Frutas:

Prefira: abacate, abacaxi, ameixa, amora, banana, cereja, coco, damasco, figos, laranja, manga, melão, mamão, nectarina, pêssego, tâmara, uva, frutas doces e maduras, ou cozidas.

Evite ou reduza: maçã, pêra, romã, frutas secas e em geral frutas verdes, não maduras.

Cereais:

Prefira: arroz, trigo e aveia.

Evite ou reduza: centeio, cevada e milho.

Laticínios:

Aceitáveis.

Carnes:

Prefira: galinha, peru, alimentos do mar.

Evite ou reduza: carne vermelha

Legumes:

Prefira: feijão, grão de bico, lentilha, tofu.

Evite ou reduza: os demais

Óleos:

Todos, em especial o de gergelim.

Sementes:

Todas, em especial amêndoas.

Temperos:

Prefira: anis, canela, coentro, cominho louro, manjericão, mostarda, orégano, pimenta, cravo, erva-doce, gengibre, tomilho.

Evite ou reduza: açafrão, salsa, semente de coentro.


Dieta para acalmar PITTA:

As pessoas deste dosha são as que têm a melhor digestão, por isso acabam abusando.

# Cuidado com o excesso de sal, comidas muito ácidas ou muito temperadas.

# Alimentos preferencialmente frios, não esquecer sempre do amargo e do adstringente, saladas com pouco sal, óleo e tempero, exceto limão fresco.

# Sorvete vai bem.

# No desjejum, cereal frio ou suco de laranja, iogurte, chá gelado... Em lugar de café.

# Se dão bem com o vegetarianismo.

# Fritura deve ser evitada, pois é pesada, oleosa, salgada e quente; assim como as conservas.

# Se Pitta estiver muito agitado, uma boa pedida é beber leite morno com ghee (manteiga clarificada).


Alimentos que acalmam PITTA:

Vegetais:

Prefira: abobrinha, alface, aspargo, batata, brócolis, cogumelo, couve, couve-flor, ervilha, pepino, pimentão, quiabo, repolho, vagem, folhas.

Evite ou reduza: alho, berinjela, beterraba, cebola, espinafre, pimenta, rabanete, tomate.

Frutas:

Prefira: abacate, abacaxi, ameixa, cereja, figo, laranja, maçã, manga, melão, passa, pêra, uva.

Evite ou reduza: amora, banana, caqui, damasco, papaia, pêssego.

Cereais:

Prefira: arroz, aveia, cevada, trigo.

Evite ou reduza: arroz integral, centeio, milho.

Sementes:

Prefira: coco, abóbora, girassol.

Evite ou reduza: as outras.

Ervas e temperos:

Prefira: em geral devem ser evitados, um pouco de amargo, adstringente: açafrão canela, coentro, erva doce, hortelã.

Evite ou reduza: todos, sobretudo pungente e ácido, apimentado, vinagre.

Laticínios:

Prefira: clara de ovo, ghee, manteiga sorvete.

Evite ou reduza: coalhada, gema, iogurte, queijo.

Carnes:

Prefira: camarão, galinha, peru.

Evite ou reduza: vermelha e produtos do mar

Legumes:

Prefira: grão de bico e soja

Evite ou reduza: lentilhas

Óleos:

Prefira: coco, girassol, oliva, soja.

Evite ou reduza: amêndoa, gergelim, milho.


Dieta para acalmar KAPHA:

É o menos afetado pela alimentação, contudo a longo prazo o desequilíbrio pode ocorrer pelo excesso de doces e gorduras, devendo também o sal ser contido, por levar à retenção de líquidos.

# Tudo que dê sensação de leveza vai bem: alimentos levemente cozidos, verduras e vegetais crus, o que torne a alimentação mais estimulante como tempero e pimenta (pratos mexicanos).

# Deixá-los seco: assar ou grelhar, em lugar de cozinhar.

# Comer o mínimo no desjejum.

# Evitar leite e derivados e frituras.

# É bom uma colher de sopa de mel por dia.

# Se tiver que comer fora prefira comida oriental.


Dieta para acalmar KAPHA:

Vegetais:

Prefira: alface, alho, aspargo, batata, berinjela, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, cogumelo, couve-flor, ervilha, espinafre, quiabo, rabanete, repolho, pimentão, verduras em geral.

Evite ou reduza: abobrinha, batata-doce, pepino, espinafre.

Frutas:

Prefira: damasco, maçã, pêra, romã, frutas seca em geral (damasco, figo, ameixa, uva).

Evite ou reduza: doces ácidas e com muito sumo, laranja, figo, banana, ameixa, abacaxi, abacate, manga, melão, mamão, pêssego, uva.

Cereais:

Prefira: centeio, cevada, trigo sarraceno.

Evite ou reduza: arroz, aveia, trigo.

Laticínios:

Prefira: ovos em pequena quantidade.

Evite ou reduza: todos os outros.

Carnes:

Prefira: camarão, galinha, peru.

Evite ou reduza: vermelha e produtos do mar.

Legumes:

Todos, exceto feijão e tofu.

Óleos:

Prefira: amêndoa, girassol, milho.

Reduza ou evite: os outros

Nozes e sementes:

Prefira: de abóbora e girassol

Evite ou reduza: todas as outras

Ervas e temperos:

Prefira: todos gengibres são o melhor para ajudar a refeição.

Evite ou reduza: sal.


Fontes:
Renovafarma
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Chopra, Deepak - "Saúde Perfeita" - Editora Best Seller – 1990 - Sessão "Restaurando o equilíbrio".