Você conhece os Mandamentos?

No Antigo Testamento, Deus entrega os Dez Mandamentos a Moisés no Sinai para ajudar seu povo eleito a cumprir a Vontade divina.

O Dez Mandamentos são também chamados de 'O Decálogo', e significam "Dez Palavras" (Êxodo 34:28). Estas Palavras resumem a Lei, dada ao povo de Israel no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Este, ao apresentar os Mandamentos do Amor a Deus (os quatro primeiros) e ao próximo (os outros seis), traça o Caminho para uma vida liberta da prisão do ego e da escravidão dos sentidos.

De acordo com o livro bíblico do Êxodo, Moisés conduziu os israelitas que haviam sido escravizados no Egito, atravessando o Mar Vermelho dirigindo-se ao Monte Horeb, na Península do Sinai. Ali, no sopé do Monte Sinai, Moisés ao receber as duas "Tábuas da Lei" contendo os Dez Mandamentos, estabeleceu solenemente um Pacto (ou Aliança) entre YHVH e povo de Israel.

De acordo com a Bíblia, os Mandamentos nas duas Tábuas foram escritos pelo próprio Deus, sendo que os demais foram ditados e escritos em pergaminhos por Moisés. Em hebraico (língua original dos Dez Mandamentos, também chamado 'Decálogo'), o número de letras dos Dez Mandamentos é equivalente a 613, o número total dos mandamentos da Torá.

Os versículos 2 a 17 são a divisão natural dos Dez Mandamentos. Flávio Josefo separa o versículo 3 como o primeiro Mandamento, os versículos 4 a 6 como o segundo, o versículo 7 como o terceiro Mandamento, os versículos 8 a 11 como o quarto (o mais longo), e nos versículos 12 a 17 estão do quinto ao décimo (um versículo para cada Mandamento - "Antigüidades Judaicas", Vol. 3, Cap. 5 ). Outros, inclusive Agostinho, consideravam os versículos 3 a 6 como 1 só Mandamento, mas dividiam o versículo 17 em dois mandamentos; o nono contra a cobiça da casa do próximo e o décimo contra cobiçar os seus pertences. A divisão de Agostinho foi adotada pelas igrejas cristãs.

Jesus interpretou a Lei da seguinte maneira: "Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo". Assim, Cristo dividiu a Lei conforme suas Tábuas em Amor a Deus, na Primeira Tábua (1º ao 4º), e o Amor ao próximo na Segunda Tábua (5º ao 10º). Estas palavras resumem a Lei, dada por Deus ao povo de Israel no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Definitivamente, sob qualquer ponto de vista, todos os Mandamentos se resumem em dois: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Se você ama a Deus não transgredirá os quatro primeiros Mandamentos, e se ama o seu semelhante não transgredirá os Mandamentos seguintes.




Você conhece os Dez Mandamentos? São eles:


#1- "Eu sou YHVH, teu Deus, que te fiz sair da terra do Egito, da casa dos escravos. Não terás outros deuses em desafio a Mim" (o Deus de Abraão).

#2- "Não farás imagem esculpida (em hebraico 'péshel', que se refere aos 'ídolos pagãos'; não necessariamente uma proibição total e irrestrita a todo e qualquer tipo de 'imagem') nem semelhança alguma do que há em cima nos ceús, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra - não as adorarás, nem prestar-lhes-á culto (como se vê, não é permitido reproduzir imagens com a finalidade de adorá-las), por que eu, YHVH, teu Deus, sou Deus zeloso ('Deus que exige devoção exclusiva', em hebraico 'El Qan-Ná' e em grego 'Theos Zelotes'), e que puno o erro dos pais nos filhos até a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos."

#3- "Não tomarás o nome de YHVH, teu Deus, em vão (ou 'de modo fútil'), pois YHVH não considerará impune aquele que tomar Seu Nome em vão."

#4- "Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Sábado (em hebraico, shabbáth) de YHVH, teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o YHVH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso YHVH abençoou o dia do Sábado, e o santificou."

#5- "Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que YHVH, teu Deus, te dá."

#6- "Não matarás (ou cometer homicídio, em hebraico 'lo tir ca-vit')."

#7- "Não cometerás adultério (em hebraico 'lo tin-af')."

#8- "Não furtarás."

#9- "Não levantarás falso testemunho contra teu próximo."

#10- "Não cobiçarás (em hebraico, lo thahh-módh) a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo."


"Mestre, qual é o grande Mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro Mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois Mandamentos dependem toda a Lei e os profetas." - Mateus 22:37-40


( comentários