Dúvidas comuns sobre o blog

O que é este "a Arte das artes"?

Isto aqui é o que se chama 'blog', um tipo específico de site onde novo material é acrescentado periodicamente e organizado sequencialmente por data. Uma característica especialmente interessante de um blog é que ele permite a interação com os visitantes, através dos seus comentários. O link para deixar comentários fica no final de cada postagem. Neste blog, especificamente, eu disponibilizei uma página de comentários recentes, uma ferramenta para facilitar a sua comunicação com o autor do blog e com os outros leitores. Através dessa página, você pode acompanhar a últimas participações de todos que vêm aqui, os últimos comentários que foram deixados em todos os posts. Aliás, no 'internetês', 'post' significa postagem, isto é, os textos postados (publicados) no blog.

Este é um blog do tipo informativo, isto é, está sendo usado para tratar de um determinado grupo de assuntos, no caso religião e espiritualidade. Particularmente, faço questão de deixar sempre as fontes e a bibliofrafia correspondentes às informações contidas nos posts, com links sempre que possível. Na maior parte das vezes, me furto de deixar opiniões pessoais e/ou sectarizadas de uma ou outra tradição religiosa. O meu objetivo é trazer informações e compartilhar conhecimento e experiências, para que cada 'buscador da Verdade' se municie bem e possa seguir a sua própria jornada ao menos um pouco melhor informado.


Como faço para "navegar" por este blog?

É muito simples. Ao ingressar no "blog" imagine ter em mãos um rolo de pergaminho parcialmente desenrolado, para ler os diversos textos que vão sendo acrescentados. São esses textos os chamados 'posts' ou postagens. - Com o passar do tempo o pergaminho vai ficando cada vez mais longo, até que, obviamente, não cabe mais numa só página. Por isso, se você for até o final da página inicial, vai encontrar o link Postagens mais antigas. Ao clicar nele, a próxima página, com as postagens subsequentes, se abrirá. - Você pode também se concentrar em apenas um dos textos do grande 'pergaminho': basta procurar na coluna lateral à esquerda do blog, na seção denominada [Arquivos], um título do seu interesse. Ali você vai encontrar todas as postagens já acrescentadas a este blog, classificadas por data. Com isso, é possível abrir somente o 'post' que lhe interessar. - Também é possível escolher um tópico ou assunto específico que queira pesquisar: basta ir até a seção [Postagens por assunto], localizada na mesma coluna lateral, e procurar, dentro da janela, o assunto do seu interesse, como por exemplo "Cristianismo", "Egito antigo", "Budismo", etc... Clique sobre o título escolhido e depois em "ir" e você será direcionado a uma página com todas as postagens que tratam sobre aquele assunto específico.


É possível pesquisar por palavra neste blog? Como?

Sim. Repare que na coluna lateral, à esquerda da página principal, há uma caixa de pesquisa sob o título [Buscar neste blog], e logo abaixo um pequeno botão onde se lê "Pesquisar". Essa caixa de pesquisa é um pequeno retângulo branco, dentro do qual você pode ver em letras claras as palavras "Google - pesquisa personalizada". Achou? Pois bem: para fazer a sua pesquisa no a Arte das artes basta digitar uma ou mais palavras-chave dentro dessa caixa e então clicar em 'Pesquisar' ou digitar enter. Uma página de pesquisa do Google se abrirá, com links para todas as postagens existentes neste blog que contenham a(s) palavra(s) que você digitou. Para pesquisar frases inteiras, basta colocar a frase entre aspas, como por exemplo: "buscando a Verdade".


Como posso interagir com este blog?

De várias maneiras. Além da leitura, você pode escrever um comentário sobre o post ou sobre qualquer assunto relacionado, e pode interagir com outros participantes, respondendo a algo que outras pessoas escreveram e/ou fazendo perguntas. Para isso, basta clicar em comentários ou em ( comentar este post, ao final das postagens. Ao fazer isso, uma caixa de texto se abrirá para você escrever a sua mensagem. Você pode também enviar, automaticamente, um e-mail para um amigo recomendando o texto que leu: para isso, é só clicar na figura de um pequeno envelope ao final de cada post, e uma nova janela se abrirá para você redigir uma mensagem a quem desejar. Na coluna lateral também há uma ferramenta sob o título [Indique 'a Arte das artes'], que você pode usar para o mesmo fim. O destinatário receberá o e-mail com um link para ler o post ou a página que você recomendou. Você pode, ainda, imprimir as páginas, encadernar e montar uma apostila com o conteúdo do blog. Você só não pode comercializar esse material, pois todo o conteúdo do blog está licenciado, e os direitos são reservados ao autor.


Como faço para voltar à página inicial?

Se você tiver saído da página inicial e quiser retornar a ela rapidamente, basta clicar no título do blog, 'a Arte das artes', no topo da página, de qualquer página em que estiver. Ao final de qualquer página você encontrará também o link Início: se clicar nele, será redirecionado de volta à página inicial imediatamente. Ou seja, tanto no topo quanto no fim de todas as páginas deste blog existem links para voltar à página inicial.


Para que serve a seção 'Arquivos'?

Serve para guardar todos os posts que existem no blog, mas que ficam ocultos para não ocupar muito espaço na tela do seu computador. - Aparecem armazenadas em 'gavetas', organizadas pelo mês e dia em que foram publicados. Ao clicar no triângulo preto ao lado de um determinado mês, os títulos dos posts aparecem. Você também pode fazer desaparecer as gavetas clicando no triângulo preto que aparece ao lado esquerdo de cada ano: 2007, 2008... Para fazer reaparecer, é só clicar de novo.


Ainda tenho outras dúvidas. O que faço?

Envie-me um e-mail, ou, melhor ainda, coloque um comentário numa das postagens, para que outras pessoas também vejam a sua dúvida. Assim poderei responder, também, através de um comentário, e se for de interesse geral, incluirei a pergunta e a resposta neste post que trata das dúvidas comuns sobre o blog.


Espero sinceramente que o 'a Arte das artes' lhe seja útil. Um abraço fraternal e boa leitura!



( Comentar este post __ Ver os últimos comentários