Parabéns, Francisco!

4 de Outubro: dia de São Francisco de Assis


Cântico das Criaturas

"Louvado sejas, meu Senhor,
com todas as tuas criaturas.

Especialmente o senhor irmão Sol,
que clareia o dia,
e com sua luz nos ilumina.
Ele é belo e radiante,
com grande esplendor.
De ti, Altíssimo, é a imagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã Lua e as Estrelas,
que no céu formastes claras,
e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo irmão Vento.
Pelo ar, nublado ou sereno,
e por todo tipo de clima e tempo,
pelos quais às tuas criaturas sustentas.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã Água,
que é tão útil e humilde,
e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo irmão Fogo,
pelo qual iluminas a noite.
Ele é belo e jovial,
e vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor,
por nossa irmã, a mãe Terra,
que nos sustenta e governa,
e produz frutos diversos,
e coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelos que perdoam por Teu Amor,
e suportam enfermidades e tribulações.
Bem aventurados os que sustentam a Paz,
que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor,
por nossa irmã, a Morte corporal,
da qual homem algum pode escapar.
Ai dos que morrerem em pecado,
e felizes os que ela achar
conformes a Tua Santa Vontade;
porque a segunda morte não lhes fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor,
e dai-Lhe graças,
e servi-O com grande humildade. "


Francisco de Assis (trecho)


_________________________



"Irmão Sol, irmã Lua"



Letra:

Brother Sun, Sister Moon;

I seldon see you,

seldon hear your tune;

preocupied with selfish misery.

Brother Wind, and Sister Air,

open my eyes

to visions pure and fair.

That I may see

the glory around me.

I am God´s creature

of Him I am part;

I feel His Love

awakaning my heart!


Brother Sun and Sister Moon,

I now do see you

I can hear yor tune!

So much in Love

With all that I survey...


Tradução:

Irmão Sol, irmã Lua;

eu raramente os vejo,

e raramente posso ouvir o seu movimento.

Estou sempre preocupado com meus próprios desalentos.

Irmão Vento, irmã Ar;

venham abrir os meus olhos

para tudo que é puro e belo;

para que eu possa ver

a Glória ao meu redor.

Sou uma criatura de Deus,

dEle sou parte.

Agora sinto Seu Amor

fazendo despertar meu coração!


Irmão Sol e irmã Lua,

Agora os vejo,

Agora posso ouvir sua canção!

tanto Amor eu sinto

por tudo que posso experimentar...


Do filme "Irmão Sol, Irmã Lua", de Franco Zefirelli.