Guia prático do buscador




Quatro anos antes de começar a escrever neste blog, numa fase profundamente introspectiva da minha vida, eu escrevi num dos meus cadernos de anotações algumas dicas, de mim para mim mesmo:


Regras para uma saudável manutenção da fé

1. CULTIVE CUIDADOSAMENTE O AMOR. POR VOCÊ, PELA VIDA E PELO TODO. ASSIM ESTARÁ AMANDO A DEUS E AO PRÓXIMO.

2. TODA REGRA TEM EXCESSÃO. ATÉ A REGRA Nº 2.

3. A VERDADE ESTÁ NOS PARADOXOS.

4. A VERDADE É UMA SÓ, MAS CADA UM SÓ PODE VÊ-LA DO LUGAR ONDE ESTÁ E COM OS OLHOS QUE POSSUI. ISSO NÃO SIGNIFICA QUE TODAS AS DOUTRINAS SÃO VERDADEIRAS. O BEM E O MAL EXISTEM, E OS SEUS CAMINHOS SÃO DISTINTOS E OPOSTOS.

5. A VERDADE ESTÁ LONGE DOS EXTREMOS.

6. SOMOS OS NOSSOS HÁBITOS.

7. NÃO PODEMOS SABER QUALQUER COISA DE MANEIRA REAL, ABSOLUTA, COMPLETA, CABAL E OU INCONDICIONAL. QUASE TUDO NESTE PLANO DEPENDE DE UM PONTO DE VISTA; DA FÉ, DE NOSSAS PREDISPOSIÇÕES, CAPACIDADES, ETC.

8. O MAL DO HOMEM É ESQUECER.

9. NÃO JULGUE.

10. NÃO COMPARE.

11. NÃO É POSSÍVEL VENCER PROBLEMAS PENSANDO, JULGANDO OU COMPARANDO, E NEM MESMO DIALOGANDO; SOMENTE É POSSÍVEL ENCONTRAR SOLUÇÕES OLHANDO-SE PARA DENTRO DE SI.

12. OLHAR PARA DENTRO DE SI SIGNIFICA UMA APROFUNDADA INVESTIGAÇÃO INTERNA; SEM JULGAMENTOS, SEM FAZER USO DE CONCEITOS ADQUIRIDOS, APENAS OBSERVANDO-SE E SENTINDO-SE VERDADEIRAMENTE.


Mesmo sendo uma coleção de aforismos pessoais, achei que poderiam ser úteis para mais alguém. Um lindo final de semana!