Exercícios


"Fazei bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam."
Jesus o Cristo (Lucas 6, 27-28)


Exercício da Compaixão

OBJETIVO: Aumentar a compaixão no mundo.

RESULTADOS ESPERADOS: De imediato, um senso de paz pessoal. A longo prazo, a conquista do hábito de praticar o Amor na rotina diária.

Instruções:

Este exercício pode ser feito em qualquer lugar onde existem pessoas reunidas (aeroportos, shopings, parques, na praia etc.). Deve ser feito com uma pessoa estranha, discretamente, a certa distância. Tente executar os cinco passos com a mesma pessoa.

Passo 1: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa também está buscando alguma felicidade para sua vida".

Passo 2: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa está tentando evitar sofrimento em sua vida".

Passo3: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si
mesmo: "Assim como eu, esta pessoa conhece a tristeza, a solidão e o desespero".

Passo 4: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa está buscando satisfazer suas necessidades".

Passo 5: Com a atenção voltada para a pessoa, repita para si mesmo: "Assim como eu, esta pessoa está aprendendo com a vida".


Variações do Exercício da Compaixão:

1. Para ser feito com adversários no trabalho.

2. Para ser feito com antigas inimizades e antagonistas ainda presentes na sua memória.

3. Para ser feito por casais e membros da família, para aumentar o entendimento mútuo.

Nota: Dou a minha palavra que funciona! Experimente, e depois me conte a sua experiência!


Por mais que oremos e mentalizemos, há casos em que a coisa almejada não se realiza. Pode ser porque exista algum obstáculo escondido. Pode ser porque não se perdoou alguém. Quando sentimos ódio ou guardamos mágoa de alguém, esse sentimento penetra no nosso subconsciente e não se apaga facilmente, mesmo que o consciente já o tenha esquecido. Enquanto continuar existindo esse ódio oculto, toda oração poderá ser inútil, por mais fortemente que oremos. Somente quem perdoa será perdoado.

"Não te deixes vencer pelo mal. Vence antes o mal com o bem!"
Papa João Paulo II


Orações do Perdão Orientais:

"Deus lhe perdoa, - portanto eu também o(a) perdôo."

"Já perdoei a todas as pessoas e acolho a todas elas no Amor de Deus. - Da mesma forma, Deus me perdoe os meus erros e me acolha com Seu Imenso Amor."


Fontes: blog "Que sabemos nós?" e website "Orações de fé"